Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2012

Características diferenciais dos jogos por tipo de Piaget (I).

Características diferenciais dos jogos por tipo de Piaget (I).

 





Entre as muitas contribuições valiosas de Piaget, este tema incidirá sobre a distinção dos jogos da sua relação com o processo evolutivo das crianças.

A classificação dos jogos associada com idades específicas, fornece uma organização útil para estabelecer a sua aplicação nas escolas.

Para Piaget, os jogos podem ser classificados com base no processo evolutivo das crianças, de acordo com o qual estão disponíveis:

Jogos Exercício
 
Durante o estágio sensório-motor (0 a 2 anos), os jogos se concentrar em ação, movimento, manipulação e observação de objetos e pessoas, é sobre os jogos que envolvem exercícios de repetição para o prazer atividades adquiridas. Neste momento, tanto para adultos como brinquedos devem incentivar essas ações, movimentos e incentivar a curiosidade e surpresa. O código de exercício jogos vão permitir-lhes alcançar movimento de autonomia.

Os objetos que têm um menino ou uma menina são os que oferecem os adultos uma cultura e um certas possibilidades econômicas. São selecionados a partir de muitas interações possíveis e riqueza que pode ser feito com eles, e os adultos envolvidos, influenciar o desenvolvimento das suas capacidades.

Jogos de simbolização
 
Jogos simbolização iniciar a cerca de 2 anos de idade até 6-7 anos, e correspondem à fase de pré-operacional (2 a 6-7 anos). Nesta fase, a criança mantém o exercício jogo com expressões mais complexas. Você pode transformar diferenciar duas fases no desenvolvimento deste jogo:
No início a criança ea criança imita e representa ações cotidianas como se fossem reais (comer, beber, dormir ...)
Numa fase posterior projeta estas ações com os objetos ou outros. Isto é, quando você usa objetos simbolicamente, imaginar objetos do cotidiano em ferramentas para seus jogos: uma vara torna-se uma colher, um bicho de pelúcia que tem se comportado mal e repreende-lo, ... Os objetos não são símbolos próprios, porque eles têm um significado particular, se não mudar o jogo quando necessário. Curiosamente, nem tudo pode ser tudo e que as diferentes representações usadas, as características dos objetos têm uma relação estreita entre si e com o uso social do contexto infantil.
Este tipo de jogo é considerado o jogo que melhor representa a criança e também para cumprir com maiores oportunidades de educação para a socialização.
 

A observação das atividades que as crianças neste tipo de jogo traz uma riqueza de informações sobre:
Conhecimento social que, sempre emoldurado por suas próprias experiências.
A papéis de gênero assumidos. É definido como o comportamento esperado das pessoas está associada com o que fazer baseado em seu sexo. Esses papéis são discriminatórias e implica falta de respeito pela dignidade das pessoas.
Um habilidades sociais que entram em jogo para representar os papéis correspondentes.
A criatividade e sensibilidade para usar objetos que exibem alternadamente.
O vocabulário utilizado.


Características diferenciais dos jogos por tipo de Piaget (II).



Continuamos introduzindo-lhe o tipo de jogo Piaget.
Jogos de construção


Conjunto de construção de aparece aproximadamente a partir do primeiro ano de vida e é mantida durante a fase de sensório na sua mais simples. Posteriormente, essa complexidade do jogo aumenta significativamente durante a fase pré-operacional.
Cerca de 3 anos começam a substituir as peças, para apontar os limites, e identificar áreas diferentes.
Eles são a construção clássica define peças geométricas que podem ser complicadas com outros que estão inseridos para fazer barcos, castelos, fazendas, onde você joga simbolicamente.
 
Jogos com regras


Durante o estágio pré-operacional, são manifestações de regras em jogos para crianças de 4 ou 5 anos, mas não até o estágio de operações concretas (7 a 12 anos), essas regras se tornam conjuntos de bases específicas.
Assim, graças ao desenvolvimento social que mostrou a criança durante a brincadeira, ele vai estar envolvido em aceitar a regra estabelece os padrões, como você aprender a compartilhar e, assim, aparecendo playmate.
No jogo governou as crianças devem:
Mantenha o jogo durante o tempo que inicialmente acordado.
Assimilar que as decisões e acordos do grupo estão acima do individual.

publicado por colorear às 12:54
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Classificações de jogos (...

. Classificações de jogos (...

. Características diferenci...

. Desenvolvimento da crianç...

. Desenvolvimento da crianç...

. a cesta de tesouros (2)

. A cesta de tesouro (I)

. Desenvolvimento da crianç...

. Desenvolvimento da crian&...

. As habilidades adquiridas...

.arquivos

. Setembro 2012

. Junho 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds